Empresa contratada pelo DNIT segue lentamente fazendo operação-tapa buracos na BR-40

Estrada continua oferecendo risco. Foto: Blog do Marcos Frahm

A Rodovia BR-420, estrada federal que interliga a BR-116 – Entroncamento de Jaguaquara a BR-101 – Entroncamento de Laje ainda apresenta problemas em vários trechos, como crateras que dificultam a trafegabilidade de veículos, sobretudo no perímetro do município de Itaquara.

Antes, a estrada era de responsabilidade do Governo do Estado e há quem diga que a sua conservação era mais eficaz. Há alguns anos sob a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a pista com sua pavimentação desgastada, com trincas, remendos, afundamentos, buracos e totalmente destruída em um trecho que compreende o município de Santa Inês gera muitos desafios de logística e transporte para os moradores do Vale do Jiquiriçá.

Em toda a sua extensão, a BR-420 apresenta problemas na infraestrutura, mas o trecho de Santa Inês é considerado o mais complicado para a trafegabilidade, apesar dos remendos que estão sendo feitos na área que compreende o município nos últimos meses, através de uma empresa contratada pelo órgão federal. A operação tapa-buracos foi acompanhada de perto nesta quinta-feira (16) pelo Blog do Marcos Frahm, na área de Santa Inês.

Contudo, usuários dizem que transitar pelos remendos parece ser pior do que trafegar pela estrada esburacada. Estudantes, taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros estão na torcida para que a classe política do território se una para cobrar do Governo Federal providências em relação a pista de rolamento. Nesta quinta, o deputado estadual Euclides Fernandes divulgou nota informando que apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma indicação sugerindo ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e ao ministro dos transportes, Renan Filho, a requalificação das condições de tráfego das rodovias federais – BR-420 e BR-101 – na altura do trecho que liga o entroncamento de Jaguaquara até o município de Laje.