Em menos de um mês, Hospital de Jaguaquara realiza mais de 50 cirurgias e amplia assistência no Vale

Em menos de um mês, o Hospital de Jaguaquara, localizado no Vale do Jiquiriçá, realizou mais de 50 cirurgias entre procedimentos de urgência, emergência, eletivas e ambulatoriais. No início de abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), passou a ser responsável pela unidade após aprovação do processo de estadualização. Com a mudança, a Fabamed assumiu a gestão do HJ, ampliando e qualificando a assistência na região.

Somente neste primeiro mês de atuação, 52 procedimentos cirúrgicos foram realizados, com a maior procura pelas cirurgias de histerectomia – que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário –, hérnia inguinal, remoção de visícula, entre outras.

Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara possui 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência adulto e pediátrico, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, urologia, angiologia, ginecologia, além de atendimento ambulatorial e serviços de apoio assistencial.

Presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues comemora o primeiro mês à frente da unidade, e destaca a satisfação da Fabamed em contribuir ativamente na melhoria da gestão da saúde no município. ”Estamos trabalhando para reforçar à assistência e qualificar a equipe multiprofissional. Os números deixam claro que o comprometimento e a excelência são características da gestão Fabamed”, afirma.

Por mês, a unidade tem previsão de realizar cerca de 5 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência. ”Seguiremos trabalhando na modernização da unidade. Fico feliz em saber que contamos com o apoio da Fabamed nessa missão”, ressalta a prefeita do município de Jaguaquara, Edione Agostine.