Eleição da UPB: pré-candidatos se unem para formar chapa única com Quinho na presidência

Prefeitos se reúnem com o governador Jerônimo. Foto: Divulgação/UPB

Na manhã desta terça-feira (10) foi aprovada a publicação do edital de convocação para eleição da Diretoria Executiva da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2023/2024, que ocorrerá no dia 14 de fevereiro. Com o início do processo eleitoral, um grupo de prefeitos que demonstraram interesse em comandar a entidade se reuniu para entrar em um consenso, por entender que a unidade fortalece a causa municipalista no estado. Os gestores se encontraram ainda com o governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador, Geraldo Júnior, para propor unir a base do governo em torno de uma candidatura única.

Após algumas reuniões e discussões sobre propostas para a atuação da entidade nos próximos dois anos, os gestores chegaram a um consenso e indicaram o nome do prefeito Quinho (PSD) de Belo Campo, atual vice-presidente da UPB, para encabeçar a chapa como presidente; na vice-presidência institucional foi apresentado o nome do prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT); na vice-presidência administrativa o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB); e para diretores os prefeitos: Caca Requião (PT) de Miguel Calmon, Moreira (PSD) de Itapicuru, Kitty Guimarães (PP) de Taperoá e Reinaldo Góes (PSD) prefeito de Iuiú.

”Foi importante chegar a esse consenso e agregar os prefeitos num projeto único, que fortaleça a entidade. Agradeço aos colegas prefeitos por concordarem que não é momento de disputa, mas de unir forças para defender os municípios, haja vista as dificuldades comuns que enfrentamos. Agora vamos apresentar as nossas propostas, conversar com os gestores e sugerir a aclamação da chapa”, explicou Quinho. O gestor adiantou ainda que, mantendo a independência da instituição, a chapa propõe um trabalho de parceria com o governo da Bahia para ampliar a interlocução das demandas dos municípios junto ao estado. ”O governador Jerônimo é um grande municipalista e confiamos que o diálogo será o melhor caminho para auxiliar os municípios na relação com o governo”, reforçou o prefeito.

A reunião entre os gestores apontou ainda a indicação de nomes para entidade municipalista parceira, a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FEC Bahia), cuja eleição ocorrerá no mesmo dia. Foi proposta para o comando da FEC, na próxima gestão, uma chapa com o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), como presidente, e o prefeito de Santana, Marcão Cardoso (PP), na vice-presidência. De acordo com o atual presidente da FEC BAHIA, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, os gestores estão discutindo os nomes dos demais membros da diretoria. ”Vamos caminhar de mãos dadas, a FEC e a UPB, para avançar na defesa dos municípios”, reforçou.