Educadora e vice pró-reitora de Extensão da UFRB, futura primeira-dama da Bahia tem perfil discreto

Tatiana Ribeiro Velloso é graduada em Agronomia. Foto: Rede social

Vice-pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a futura primeira-dama da Bahia tem um perfil discreto.

Tatiana Ribeiro Velloso é graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi na época da faculdade que Tatiana e Jerônimo Rodrigues começaram a namorar, há 25 anos.

O currículo de Tatiana Velloso é de causar inveja. Tem mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013), além de uma infinidade de cursos de extensão. Fala espanhol e francês.

Antes de ser eleita vice-reitora de Extensão, Tatiana foi diretora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana.

Pouco se viu a participação de Tatiana durante a extenuante campanha eleitoral deste ano. Em sua conta no Instagram, há um ou outro registro da campanha. Em um deles, ela gravou vídeo pela passagem do Dia do Estudante, 11 de agosto.

Nele, Tatiana cita Paulo Freire e diz que a educação deve ser libertária e crítica. Ela também transcreveu a famosa frase de Freire: ”Educação não transforma o mundo. Ela muda pessoas, e as pessoas transformam o mundo”.

Tatiana atua na área de Políticas de Desenvolvimento Rural, com destaque em educação do campo, extensão rural, reforma agrária, agricultura familiar, comunidades quilombolas, tecnologias sociais, movimentos sociais e sindicais do campo, economia solidária, cooperativismo popular e associativismo comunitário.