Deputado baiano afirma que Congresso pode cortar verbas do STF se Corte anular orçamento secreto

O deputado federal reeleito Elmar Nascimento. Foto: Reprodução

Líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal reeleito Elmar Nascimento (União Brasil), afirmou que o Congresso não vai aceitar qualquer tipo de interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) nas emendas do relator, mais conhecida como orçamento secreto.

Em entrevista para o jornal Estadão, o parlamentar baiano disse que, caso o orçamento secreto seja considerado inconstitucional no julgamento previsto para ir ao plenário da Corte nas próximas semanas, deve haver retaliação da classe política. ”Vai tirar o orçamento da gente e a gente vai aceitar? Se tirar o nosso, a gente tira o deles”, avisou Elmar, referindo-se à aprovação do orçamento do tribunal, que depende do Congresso.

Elmar ainda analisou o cenário no Congresso após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais. Na avaliação dele, mesmo que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições, o orçamento secreto deverá ser mantido. ”Se Bolsonaro for reeleito, aí você já viu que não vai mudar nada. No cenário onde Lula é eleito, e ele dizendo que vai acabar com as emendas de relator, será a primeira grande derrota que vai tomar no Parlamento. Perde de 400 votos”, calculou.

O petista tem atacado as emendas do relator reiteradamente durante a campanha eleitoral, o que, segundo Elmar, não tem agradado aos parlamentares. ”Paulo Teixeira me ligou e disse que alertou ele: ‘você está fazendo um discurso para fora, mas para dentro está sendo muito mal recepcionado pelos deputados, você vai ter dificuldade’. Eu não acredito que ele vá na linha de atacar. É retórica de eleição, mas, de fato, para um líder de esquerda o Congresso mudou para pior porque a esquerda diminuiu”, analisou.

RP-9 NA BAHIA

Conforme apuração do Bahia Notícias, Elmar Nascimento liderou a lista de indicações das RP-9, que compõem o chamado orçamento secreto. O deputado conseguiu a indicação de R$ 60.000.000,00 em emendas. O mais expressivo dos repasses, de R$ 40.000.000,00, deverá ser direcionado, conforme indicado, para a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, no território do Piemonte Norte do Itapicuru, a fim de realizar a pavimentação asfáltica de ruas. A cidade é base política de Elmar (saiba mais aqui).