Depois de 22 anos, Hospital público de Jaguaquara volta a integrar a rede estadual da Saúde

Diário Oficial publicou mudança de gestão. Foto: Blog do Marcos Frahm

Governo do Estado e a Prefeitura de Jaguaquara, enfim, oficializam a proposta de reestadualização do Hospital Municipal. Depois de 22 anos, a unidade hospitalar volta a integrar a rede estadual da Saúde, e funcionará sob gestão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.

Em publicação do Diário Oficial datada de 19/10/2022, o governador Rui Costa autorizou o Estado a reassumir o Hospital, que havia sido municipalizado em 2002, pelo então governador Paulo Souto, que transferiu o órgão ao Município gerido na ocasião pelo prefeito Valdemiro Alves de Oliveira. De lá pra cá, os gestores municipais alegavam dificuldades financeiras para gerir o Hospital, com despesas que custam aos cofres cerca de R$ 700 mil /mês. Durante visita a Jaguaquara no último mês de julho, o atual chefe do Executivo estadual prometeu em discurso que iria dialogar com a prefeita Edione Agostinone  a possibilidade de o Estado reassumir a unidade.

Um mês depois da promessa do governador, a secretaria de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, esteve na cidade e fez uma visita técnica às instalações do Hospital. Com um grupo composto por integrantes da equipe gestora da Sesab, sendo recepcionada pela prefeita Edione, que teria encaminhado ao Poder Legislativo local a proposta de transferência da gestão aprovada anteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde. Agora, apesar da publicação, o processo ainda se encontra na fase final de transição.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Marcos Frahm, uma OAS irá assumir o controle da unidade de Saúde, o que deve ocorrer ainda a partir do próximo mês. Cerca de 154 servidores municipais atuam no Hospital. ”É óbvio que nessa transição haverá um planejamento de incorporação de novos serviços que serão ofertados e uma aproximação com a alta complexidade que o Prado Valadares oferece”, disse a secretária em sua última visita a Jaguaquara.