Crescem as expectativas sobre fim da concessão da ViaBahia nas BRs 116 e 324; duplicação da Serra do Mutum não ocorreu

ANTT aprova fim da concessão da ViaBahia nas BRs 116 e 324. Foto: Marcos Frahm

A proximidade do fim do ano de 2024 desperta nos usuários da Rodovia Santos Dumont BR-116, alguns sentimentos, dentre eles, dentre eles, o de expectativa do fim da concessão da VIABAHIA com o Governo Federal. O anúncio de que a concessionária deixará a administração das BRs 116 e 324, duas das três principais rodovias federais que cortam o estado foi feito em setembro pelo ministro Rui Costa. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o encerramento do contrato, mas o processo ainda depende de homologação no Tribunal de Contas da União (TCU).

As reclamações sobre os serviços da ViaBahia são inúmeras, inclusive, os usuários cobram o cumprimento da execução de obras da BR-116, como por exemplo a duplicação do subtrecho da Serra do Mutum, entre Jaguaquara e Jequié, área com curvas sinuosas e que ao longo dos anos se tornou palco de tragédias pelas condições limitadas que a via oferece para quem transita por ela. Em recente visita ao Entroncamento de Jaguaquara, o ministro Rui Costa se comprometeu com a duplicação ao ser cobrado sobre melhorias na estrada, em ato político, pela prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone.

Entretanto, uma declaração do governador Jerônimo nos últimos dias revela que não haverá tempo de distratar com a ViaBahia em 31 de dezembro, e que irá tratar do assunto com o relator do processo no Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia. Já a população, aguarda ansiosamente pelo desfecho com a Via Bahia e se mantém curiosa sobre como a administração das BRS-116 e 324 até que uma nova concessão assuma os serviços.