Cocá e Antonio Brito travam luta pela instalação da UNACON em Jequié; Zé diz que Hospital Santa Helena está credenciado desde 2017

Deputado e prefeito travam luta pela UNACON em Jequié. Foto: BMFrahm

A implantação imediata da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), em Jequié, é o tema mais debatido pela classe política local nas últimas duas semanas. O prefeito Zé Cocá (PP) e o deputado federal Antonio Brito (PSD) travam uma batalha, e seus seguidores também. Nas redes sociais, integrantes dos grupos políticos divergem sobre o assunto. No sábado (03), o prefeito foi ao Instagram para rebater Brito, que defende a UNACON na Santa Casa Hospital São Judas Tadeu. ”Eu lutei muito por essa UNACON para Jequié. Acho apenas que tem que se fazer uma avaliação. Duas entidades entraram solicitando a UNACON, uma privada e a outra filantrópica, que foi a Santa Casa, se está discutindo o credenciamento das estruturas que se tem e isso foi trabalhado em Brasília. Por tanto, foi dado o credenciamento para a UNACON no município de Jequié. Não sou eu quem credencia, eu estou batendo palmas para onde vier”, disse o deputado em  recente entrevista para uma emissora de rádio da Cidade Sol.

A resposta não demorou para chegar. O prefeito reagiu a fala de Brito, afirmando que o Santa Helena, hospital privado instalado há décadas em Jequié havia sido habilitado ainda em 2017 pelo Governo do Estado e que a proposta foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), num evento realizado em Porto Seguro, cuja publicação no Diário Oficial do Estado em 2022 teria revelado a segunda etapa e que o projeto também já recebeu o aval do Governo Federal para ser executado no Santa Helena, unidade que, para Zé Cocá, reúne todas as condições necessárias exigidas pelo processo legal para oferecer, de maneira imediada, o atendimento grauito.

”É lamentável a fala do deputado federal Antonio Brito. O que ele diz não é verdade, nós não estamos dicutindo o credenciamento. A unidade Santa Helena foi habilitada em 2017 para a UNACON. Em 2022, tivemos a publicação no Diário Oficial do Estado, a segunda etapa, e já fomos aprovados pelo Governo Federal. Só dependemos agora da publicação. A única entidade que está credenciada, habilitada e aprovada para o Centro de Oncologia é a unidade Santa Helena e não podemos perder mais tempo. Precisamos juntos lutar para a UNACON ser instalad” em Jequié, urgente. E tenha certeza que será 100% gratuito”, disparou o chefe do Executivo.

Para Cocá, a UNACON sendo instalada em Jequié poderá salvar vidas não apenas de moradores locais, mais irá abranger a população de municípios do entorno, que integram os territórios de identidade Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiçá. O prefeito ganhou um aliado na disputa. O presidente da Câmara, Emanuel Campos – Tinho (PV) se manifestou em apoio ao dicurso de Zé. ”Quem tem câncer não pode esperar mais, UNACON JÁ!, Tmj @zecocaoficial”, escreveu o líder do Poder Legislativo. *Blog do Marcos Frahm