Cinco municípios brasileiros realizam eleição suplementar para prefeito neste domingo (5)

Cinco municípios brasileiros votam neste domingo (5) para prefeitos e vice-prefeitos. A eleição fora de época acontece devido à anulação de votos de mais de 50% do total de eleitores nas cidades de Capão do Cipó (RS), Iaciara (GO), Ipanguaçu (RN), Miraguaí (RS) e Redentora (RS). Os eleitos cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O processo de eleições suplementares está sendo realizado pois as chapas dos municípios em questão foram cassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as eleições de 2020. O calendário foi definido pela portaria 1006/2022 do TSE e o horário de votação segue o mesmo das eleições no calendário convencional, das 8h às 17h.

As eleições suplementares também estavam previstas para acontecer nos municípios gaúchos de Caseiros e São Francisco de Assis, mas foram suspensas por liminares até o julgamento dos recursos dos prefeitos cassados.

É possível acessar a lista de candidatos na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE, acessando o link, selecionando o tópico “eleições suplementares” e escolhendo o ano 2020 e estado o qual deseja consultar.