Canabidiol demonstra eficácia para reduzir em 50% ansiedade de jovens, revela pesquisa

Uma pesquisa publicada no The Journal of Clinical Psychiatry, em agosto, sugere que tratamentos com o canabidiol (CBD), componente da planta Cannabis, podem diminuir a ansiedade em até 50% nos jovens. O levantamento foi realizado com 31 pessoas com idades entre 12 e 25 anos, todas que não tiveram sucesso com outras formas de frear o degrau da ansiedade no organismo.

Um estudo realizado por membros do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outros órgãos, em diversos centros na América Latina, apontou que cerca de 30% dos pacientes com depressão no continente têm o tipo resistente, ou seja, não respondem aos tratamentos “convencionais”. Quando o assunto é ansiedade a situação é ainda mais alarmante, cerca de 50 das pessoas com ansiedade não conseguirão boas respostas com tratamentos convencionais.

Os pesquisadores indicam que, com a dificuldade de tratar esse grupo de pacientes, a cannabis medicinal aparece como uma opção com baixo risco de efeitos colaterais, bom perfil de segurança e resultados significativos.