Câmara Municipal de Jequié rende homenagens as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Vereadores Tinho, Moana e Bui. Foto: Assessoria/Câmara

O 8 de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher, foi marcado por homenagens na sessão da Câmara Municipal. Por iniciativa dos vereadores, Moana Meira, Emanuel Campos Silva (Tinho) e Bui Bulhões, foi aprovado Moção de Aplausos a todas as mulheres como forma de reconhecimento as suas lutas e conquistas ao longo da história.

A atual legislatura conta a participação marcante de suas vereadoras: Moana Meira e Professora Cida.

Os vereadores colocaram que a mulher conquistou muitos direitos no decorrer dos anos, porém, ainda encontram muitos obstáculos quanto a outros reconhecimentos. Foram citados desafios importantes a serem vencidos, mas os aspectos positivos como o papel de destaque da mulher na evolução da humanidade merecem especial atenção, especialmente nesta data.

A história conta que em 1857 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho de 16 para 10 horas, equiparação de salários com homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. Aproximadamente 130 tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, que acabou incendiada.

Foi designada pela ONU esse dia para comemorar o Dia das Mulheres, para relembrar a busca por direitos e justiça para com as mulheres, que são o arrimo de muitas famílias, tendo o papel fundamental de geração da vida, quanto a criação e subsistência da família.