Bahia tem 116 casos confirmados de varíola dos macacos; 22 cidades já têm registros da doença

A Bahia tem 116 casos confirmados de ”Monkeypox’, doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), através do portal de acompanhamento da doença, nesta sexta-feira (7).

Salvador registrou 78 casos da doença, seguida de Feira de Santana, com seis, e Conceição da Feira e Lauro de Freitas com quatro casos cada. Vitória da Conquista registrou três casos, enquanto Conceição do Coité, Maracás e Porto Seguro notificaram dois casos cada.

Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas.

Além dos confirmados, a Bahia tem 384 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, e outros 27 casos prováveis, segundo a Sesab.

O primeiro caso da Monkeypox no estado foi registrado no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  1. Invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
  2. Erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.