BA-026 segue interditada entre Contendas do Sincorá e Maracás após erosão provocada por chuvas

Chuvas provocaram erosão na estrada estadual. Foto: Leitor/BMFrahm

A Rodovia BA-026, no trecho que compreende os municípios de Contendas do Sincorá e Iramaia, na região de Maracás, entre os territórios do Vale do Jiquiriçá e Chapada Diamantina segue interditada nesta quarta-feira (4/1), depois das fortes chuvas que provocaram uma erosão na tarde de ontem.
No trecho, já nas proximidades do Entroncamento de acesso a Iramaia, o trânsito exige atenção redobrada em razão da erosão que comprometeu parcialmente a estrada estadual. Em Maracás, a estrada de chão com extensão de cerca de 70 km, que liga a mesma BA ao Povoado de Porto Alegre, região onde está instalada a Largo Brasil, mineradora que explora vanádio no Município também tem trechos complicados depois das precipitações na região. Uma manifestação está marcada para esta quinta-feira (5), nas proximidades das instalações da mineradora, com produtores que prometem bloquear totalmente a via de acesso as localidades rurais.

Caminhões e ônibus estão atolando e as imagens circulam a cada dia nas redes sociais, desde o início das fortes chuvas, no dia (24) de dezembro, quando o Rio Jacaré transbordou na área. A pavimentação asfáltica da estrada é uma das reivindicações antigas da população.A via também dar acesso a localidade de Ilha Grande, pertencente ao Município vizinho de Iramaia.

A Prefeitura de Maracás alega não ter os recursos suficientes para custear a pavimentação e diz que vai propor ao Governo uma obra tripartite, entre a gestão municipal, Largo Brasil e Estado. Além de minério, Porto Alegre se destaca na produção de pimentão, maracujá e outros produtos da agricultura familiar. *por Marcos Frahm