O prefeito Roberto Amorim, o Betão (Avante), de Apuarema, marcou presença neste sábado (15) durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) quatro dias após ter cobrado do chefe do Executivo estadual ação na área de Segurança Pública ao relatar, na última quarta-feira em um vídeo divulgado na rede social que teria presenciado um assalto a mão armada em frente a sua residência, quando um homem que conversava com ele ter a moto roubada por dois indivíduos.
Durante entrevista ao Blog do Marcos Frahm, Betão revelou que fez agradecimentos ao governador pela reposta, tendo Jerônimo determinado o encaminhamento de reforço policial a cidade e que uma operação da Polícia Militar através do 19º BPM e Rondesp resultou na recuperação do veículo roubado. ”A gente entrou em contato com o governador, ele nos atendeu prontamente, em tempo habilíssimo, a gente conseguiu recuperar o veículo, pra gente é um fato extraordinário, porque Apuarema não está acostumada com violência, até mesmo porque eu não tenho problema em estar próximo à população, em me expor, porque que acho que é importante, nesse momento de crise. Por sorte eu estava em Apuarema e me reuni com os populares e a gente conseguiu essa sensibilidade do governador, da Polícia Militar e a gente tem que ser grato a ele”, disse o gestor, que parabenizou à PM pela resposta rápida após o crime.
Betão avaliou ainda o comentário do governador em coletiva de imprensa sobre a possibilidade de o Estado estender as obras em execução de pavimentação da Rodovia BA-545 entre Jaguaquara e o município de Apuarema. Iniciadas em 2024 pela empresa Coesa Construção e Montagens S.A, as obras foram autorizadas para abranger um trecho de 23 km de extensão, interligando um trecho já pavimentado no Governo Jaques Wagner do distrito de Baixão até o povoado de Itiúba, áreas que compreendem o território de Jaguaquara e, para chegar a Apuarema, a pavimentação em CBUQ teria que se estender por mais 18 km, ou seja, um novo processo. Ao ser indagado pelo BMF sobre essa possibilidade, Jerônimo não descartou autorizar os serviços.
”Está no meu script, no meu programa de governo. Tem outro projeto vindo de lá pra cá, que vem de Ipiaú, concluindo a gente vai poder se encontrar”. Na avaliação de Roberto, a conclusão até Apuarema iria impactar de forma positiva na economia, facilitando o escoamento agrícola dos municípios vizinhos: ”Apesar de estar no território do Médio Rio de Contas, a gente é filho de Jaguaquara. Essa parceria com Jaguaquara, para mim é especialmente importante, tenho muitos amigos, muitos colegas em Jaguaquara, a estrada vai encurtar essa distância e vai fortalecer esses laços. Já solicitamos ao governador, a gente fez uma audiência conjunta com Jaguaquara, no povoado de Itiúba, encaminhou a documentação solicitando a extensão da estrada”, argumentou.