Alunos do Núcleo de Educação em Jequié realizam olimpíada de lançamento de foguetes de PET

Lançamento ocorreu no distrito de Fazenda Velha. Foto: Divulgação

Uma fazenda no Distrito de Fazenda Velha, Jequié, transformou-se num laboratório de Ciências na tarde de quarta-feira (18). Seguindo todos os protocolos de segurança, alunos confeccionaram foguetes de materiais recicláveis como parte prática da participação na OBA-2022 (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

Participaram do experimento alunos do Colégio Estadual Paulo Freire, Colégio Estadual Doutor Milton Santos e Instituto Federal da Bahia (IFBA), somando um total de 16 participantes competindo nas categorias individual e em grupo.

Por meio de aulas práticas, vídeos e oficinas, os estudantes aprendem de forma lúdica conceitos essenciais de Matemática e Ciências e são incentivados a participar de olimpíadas e demais eventos científicos.

”A Ciência ajuda na forma de entendermos o mundo, por isso o estímulo nesta área é muito importante para a vida dos alunos. As olimpíadas são oportunidades de ir além, com assuntos que ampliam a visão deles”, explica a professora Karla Pedroza, coordenadora do projeto.

A competição tem como principal objetivo incentivar os alunos a estudar disciplinas como Química, Física, Matemática e Geografia, além de despertar o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia ao abrir portas para o universo da Astronomia prática e teórica.

”Ter o estudante como protagonista no processo de aprendizagem é positivo e contribui muito para a o trabalho em equipe na sala de aula e na vida. É fundamental para o aprendizado de nossos alunos”, afirma Polliana Leandro, Diretora do NTE-22.
Os melhores resultados obtidos pelos estudantes durante os testes acompanhados pela professora serão submetidos para a Mostra Brasileira de Foguetes. A expectativa é que os estudantes sejam convocados a participar da Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, caso as condições sanitárias sejam favoráveis.