Ainda na gestão de Zé Cocá, diretoria Executiva entrega nova estrutura da UPB, mais moderna

Prédio da UPB foi fundado em 1983. Foto: Divulgação/UPB

Em um dia de grandes homenagens e de balanço da atual gestão da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi entregue nesta terça-feira (31), a reforma e ampliação de setores da entidade, com a presença de autoridades e das prefeitas e prefeitos baianos. As intervenções no prédio da UPB, fundado em 1983, tiveram como objetivo proporcionar mais comodidade aos gestores que buscam atendimento e fazem reuniões na instituição, além de melhorar as condições de trabalho da equipe técnica. Na ocasião, a atual diretoria da UPB prestou homenagens à prefeita de Mucugê, Ana Medrado, ao ex-prefeito de Feira de Santana e ex-presidente da UPB, José Ronaldo, e aos funcionários Tuninho (in memorian) e Moisés Conceição, o garçom Beca.

”Não existe outra forma de melhorar a vida das pessoas a não ser pela política pública. Esta entidade é nosso coração e nos ensina a fazer política de forma séria para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, que encerra, em março, sua gestão na entidade e fez questão de entregar uma estrutura modernizada e mais confortável tanto para os gestores quanto para os funcionários. Na oportunidade, Zé Cocá aproveitou para desejar boa sorte ao prefeito de Belo Campo, Quinho que irá assumir a presidência da entidade no próximo dia 14 de março.

”Definitivamente, Zé, você fez uma gestão exemplar e termina o seu mandato com uma obra maravilhosa, com recursos próprios que é motivo de alegria e orgulho de cada prefeito que aqui está”, afirmou o vice-presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, que assume a presidência da UPB na próxima gestão. Além de parabenizar o atual presidente, Quinho disse estar feliz em concluir mais uma gestão ao lado da atual diretoria. ”Tenho muito orgulho de fazer parte dessa diretoria e concluir esse biênio na condição de vice-presidente tentando ajudar na medida do possível. Pode ter certeza que você sai daqui de cabeça erguida como um grande presidente e terá a obrigação de continuar conosco na luta municipalista”.

Mandato de Zé Cocá como presidente da UPB encerra do mês de março

As salas da Coordenação Administrativa Financeira, a exemplo do setor pessoal, almoxarifado e setor de compras, também passaram por reforma e ampliação, compondo agora o Espaço Ana Medrado, prefeita de Mucugê em seu quarto mandato. Homenageada como a primeira prefeita a dar nome a uma ala no prédio da entidade, Ana Medrado destacou o empenho da equipe da UPB e agradeceu pela honraria. ”Essa equipe da UPB recebe os prefeitos com muito amor e acolhe a gente com muito carinho. Eu sempre fui muito bem recebida aqui na UPB. A UPB aqui abraça a todos que chegam. Então eu quero agradecer muito pela homenagem. Foi uma homenagem que tocou meu coração, nunca vou esquecer”, ressaltou.

As coordenações Jurídica, de Captação de Recursos, Eventos e Capacitação e Desenvolvimento Social, receberam divisórias em vidro, novo piso e decoração. Essas áreas técnicas ocupam o Anexo José Ronaldo de Carvalho, ex-presidente da UPB (2005-2006), que foi homenageado com o descerramento da placa no ato com as autoridades. ”É com alegria e satisfação que recebo esta homenagem. A Casa dos Prefeitos está linda e eu fico encantado ao ver que esse investimento não tem dinheiro público”, afirmou Zé Ronaldo ao reforçar que ”a UPB tem uma importância histórica, e hoje continua com novas ferramentas, lutando pela defesa do municipalismo”.

O anexo da Coordenação de Engenharia e Arquitetura da União dos Municípios da Bahia (UPB), inaugurado em 2021, passa a ser designado Espaço Arquiteto Tuninho, homenagem póstuma que a entidade presta ao engenheiro Antônio Álvaro Silva da Cunha, funcionário falecido em 2022 e que deixou sua marca no trabalho desenvolvido na UPB. Já o espaço da antiga copa e refeitório, agora transformada em ambientes que ”conversam” entre si, compostos por uma sala de descanso para os funcionários e um banheiro social, ganhou o nome de ”Espaço Garçom Beca”, em homenagem a Moisés Conceição, funcionário da UPB há quase três décadas, que agradeceu pela “homenagem em vida”, ressaltando o cuidado dessa gestão com os funcionários. ”Gosto muito do que eu faço e me dedico a minha profissão. Eu cheguei nesta casa com 24 anos. A reforma dessa copa é a realização de um sonho. Eu pedi ao presidente [Zé Cocá] e estou muito grato”.