A decisão do prefeito Zé Cocá (PP), de reativar o contrato dos professores contratados pela Prefeitura de Jequié, via REDA, foi celebrada pelos vereadores. Os parlamentares afirmam que o retorno dos profissionais do setor educacional, que tiveram seus contratos suspensos, no dia 15 de abril de 2020, é uma vitória coletiva.
A Câmara Municipal, informou que, por exemplo, além de fazer inúmeras cobranças durante sessões ordinárias, entrevistas e reuniões, também protocolou documento em que solicitava especial atenção do poder público municipal à situação da categoria que teve seus salários suspensos e, no decorrer da pandemia do novo Coronavírus, por causa do vinculo com o Município, sequer teve direito ao socorro financeiro através do Auxílio Emergencial do governo federal.
Afora isso, os vereadores também cobraram, no ofício enderençado ao prefeito, a imediata reintegração dos Reda, pois os mesmos vão desenvolver papel de suma importância nesse momento em que Jequié planeja o reinício do ano letivo de 2020 e o começo das atividades letivas de 2021, que acontecerão simultaneamente.
Os 19 vereadores que assinaram o documento estão satisfeitos com a informação de que a partir do dia 18 de março será feita a prorrogação contratual equivalente aos meses em suspensão e o pagamento dos vencimentos integrais, correspondentes à carga horária vigente no contrato de trabalho, pois a partir daí, esses profissionais REDA, que atuam na educação municipal, estarão aptos a voltar à ativa.