Zé Cocá, James Meira e Antônio Brito – Como fica o futuro político em Jequié após as eleições 2020?

Zé Cocá foi eleito prefeito com 30.301 votos. Foto: Rede social

Passada a primeira semana pós-eleição em Jequié, o clima de polaridade, que insuflou debates acalorados nas redes sociais, ficou comprovado com o resultado apertado nas urnas e poderá dar o tom na gestão municipal, e no dia-a-dia na Câmara Municipal.

O deputado federal, Antônio Brito (PSD), que apoiou a candidatura do terceiro colocado, Dr. Fernando (PSD), que teve 18.128 votos, já sinalizou que os quatro vereadores eleitos pelo seu partido irão marchar na oposição ao prefeito eleito, Zé Cocá (PP), que obteve 38,29% dos votos válidos, ou seja, 30.301 votos, e já indicou que pretende dialogar com todos os segmentos partidários da cidade, buscando uma unidade política, para o bem coletivo.

O candidato do partido Patriota, James Meira, cuja ideologia política é aliada à do presidente da República, Jair Bolsonaro, após uma enxurrada de votos, 27.407, não conseguiu eleger nenhum vereador e tem pela frente um desafio: sobreviver, politicamente, após a derrota. Sem nenhum representante no Poder Legislativo, essa sobrevivência vai depender, entre outras coisas, da durabilidade do discurso adotado, após a eleição, e de como será a gestão municipal do futuro prefeito.

Tendo disputado ”pau a pau”, com o primeiro colocado nas intenções de voto, James Meira, em programa de rádio no começo da semana, fez acusações a Zé Cocá e disse, sem apresentar provas, que o pleito eleitoral teve indícios de fraude e que pode pedir a recontagem dos votos. De fato, Cocá é prefeito eleito da importante Cidade Sol. *Blog Marcos Frahm