Zé Cocá e Leur com ministro da Saúde para habilitação de atendimento a pacientes com câncer em Jequié

Zé Cocá tem audiência com ministro Queiroga. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (24), o prefeito de Jequié, Zé Cocá, esteve em visita à Brasília, participando de uma agenda institucional, juntamente com o deputado federal, Leur Lomanto, para tratar de assuntos referentes à Habilitação em Alta Complexidade Oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Jequié. O gestor municipal, em companhia do secretário de Saúde, Marlon Pereira, estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os representantes do município estiveram, também, com Stela Souza, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia), que auxiliou na intermediação de demandas da Saúde. Durante o encontro, que fora agendado pelo deputado federal, Leur Lomanto, foi apresentado o pleito da habilitação para o serviço de oncologia do Hospital Santa Helena, que já foi aprovado em níveis Municipal e Estadual. O ministro fez suas considerações em defesa da necessidade de um serviço oncológico de qualidade e assumiu o compromisso para que, preenchendo os últimos requisitos, a instituição seja finalmente habilitada, comece a contar com repasses federais e, assim, atender pacientes dos municípios pertencentes à macrorregião de Jequié.

De acordo com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, pacientes que tratam doenças como o câncer e dependem do Sistema Único de Saúde tinham que ser levados a cidades como Salvador e, assim que o Hospital Santa Helena estiver habilitado, eles poderão ser assistidos diretamente em Jequié, nos acompanhamentos clínicos especializados e tratamentos quimioterápicos.

”Com fé em Deus será mais uma importante conquista para Jequié e região. Com o tratamento sendo executado aqui, é mais qualidade de vida e dignidade para o paciente que não vai mais precisar se deslocar para outros municípios. Essa audiência com o ministro da Saúde, que foi agendada com enorme agilidade pelo deputado Leur Lomanto, foi mais um passo dado para o processo de habilitação que, com toda a certeza, possibilitará a ampliação do acesso e a integralidade do cuidado ao paciente com câncer. Estamos muito confiantes e bem próximos de iniciarmos esse atendimento no Hospital Santa Helena!”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.