Zé Cocá defende a manutenção do subsídio na agricultura e diz prevê ”colapso” com decreto

Zé Cocá defende agricultura em audiência pública. Foto: Divulgação

”A economia do país depende da agricultura”, afirmou Zé Cocá em audiência sobre o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores. O deputado estadual participou, nesta terça-feira (26) de uma Audiência Pública para debater o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores, que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia. A audiência foi proposta pelo deputado Eduardo Salles e promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural.

O decreto, sancionado pelo então presidente Michel Temer, em dezembro do ano passado, determinou a redução dos descontos para produtores rurais em 20% ao ano, a partir do dia 1º de janeiro de 2019, até zerar em um prazo de cinco anos. O decreto também acaba com a cumulatividade de descontos tarifários concedidos para irrigação e aquicultura na área rural.
O deputado Zé Cocá, que também é agricultor, defendeu a manutenção do subsídio e disse que o fim pode gerar um verdadeiro colapso. ”Eu sou agricultor desde que nasci. E desde muito jovem percebo que tudo pra nós é mais difícil, nós somos marginalizados nesse país”, bradou.

O parlamentar ainda frisou que vai unir forças para lutar pela manutenção desse subsídio e, para mostrar que é a agricultura que sustenta o país, diz que os trabalhadores precisam ocupar espaço. ”Há várias décadas somos tratados como os vilões, mas a economia do país depende da agricultura. Nós precisamos ocupar nosso espaço”, concluiu Zé Cocá.