Vilas-Boas reconhece dificuldade em contabilizar número de óbitos no interior da Bahia

Secretário de Saúde do Estado, Vilas-Boas. Foto: Mateus Pereira

O secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas reconheceu uma dificuldade na contabilidade de casos de Covid-19 no Estado, o que pode resultar em uma subnotificação.

De acordo com o responsável pela pasta, segundo publicação do site bahia.ba, a SESAB entrou com uma força tarefa para contactar todos os municípios e hospitais do Estado, concluir os registros dos óbitos.

”Existe um momento de mudança no perfil epidemiológico da pandemia. Há uma redução do número de óbitos nas grandes cidades onde já aconteceram seus picos e um processo de interiorização. Lamentavelmente depois do São João, as cidades pequenas e os distritos foram afetados e os óbitos mudaram de lugar. Nós estamos hoje com uma dificuldade de receber as informações de óbitos dessas cidades pequenas”, afirmou.

Villas-Boas ainda analisou o início da fase 2 com o retorno do funcionamento de bares e restaurantes na capital baiana como um ponto positivo para a cidade.

”Óbvio que é um risco, mas é um risco calculado. Quando você coloca na balança o risco e o benefício, o entendimento nosso é que existem mais benefícios do que riscos. Se houver qualquer aceleração na transmissão, nós temos leitos para poder absorver essa demanda e teremos tempos de tomar qualquer decisão e voltar atrás”.