Vereadora Moana propõe que a Prefeitura de Jequié disponibilize exame Cariótipo nos recém-nascidos

Moana fez solicitação através de requerimento. Foto: Emanuel Jr.

A Prefeitura de Jequié deve elaborar e enviar para apreciação e votação da Câmara Municipal um Projeto de Lei que assegure à disponibilização do exame Cariótipo nos recém-nascidos, após verificar-se a existência de sinais cardeais indicativos da Síndrome de Down. A solicitação foi feita pela vereadora Moana Meira através do Requerimento (38/2021), na terça-feira (23), na sessão da Câmara.

A vereadora enfatiza que o custo do Teste de Cariótipo em detrimento aos benefícios que traz a tantas famílias é irrisório a saúde pública, uma vez que o diagnóstico conclusivo do recém-nascido e o tratamento adequado vão gerar uma redução de custos ao Município além de atender o que preconiza o Estatuto da  Criança e do Adolescente no princípio da prioridade absoluta no seu art. 4 e parágrafo único’.

Moana Meira esclarece que a síndrome de down ou trissomia 21 origina-se de um acidente genético que ocorre em todo mundo, afetando 1 em cada 600/800 nascidos vivos. Pessoas com síndrome de down com frequência apresentam características como hipotonia, comprometimento intelectual, alterações anatômicas e fisiológicas peculiares à síndrome que podem afetar o seu desenvolvimento físico e cognitivo de maneiras e intensidades variadas.

Informa também que foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico inglês John Langdon Down como pessoas com sinais comuns e deficiência intelectual. Porém, somente em 1932, Charles B. Davenport descobriu que irregularidades cromossômicas estivessem relacionadas à deficiência intelectual e essa hipótese foi validada somente após 25 anos com a determinação do número correto dos cromossomos humanos.

Já em 1959, Jérome Lejeune mostrou que a síndrome de down é causada pela trissomia do cromossomo 21 e deu o nome de síndrome de down. Sinais cardinais da síndrome de down: perfil facial achatado, reflexo de Moro diminuído ou ausente, hipotonia, hiperflexibilidade das articulações, fendas palpebrais oblíquas, pele redundante na nuca, displasia da falange média do 5º quirodáctilo, orelhas pequenas e arredondadas, prega palmar única, displasia da pelve (Raio X).