Veículos da Cooperativa de Transportes Borda da Mata – COOBMA – recebem o Selo Despoluir

A inspeção foi realizada em Jequié. Foto: Emanuel Jr

Veículos da Cooperativa de Transportes Borda da Mata – COOBMA – recebem o Selo Despoluir.  A informação é do presidente Edgar Santos Filho. A inspeção foi feita em Jequié dentro do Programa de Avaliação Veicular Ambiental que reconhece os cuidados com o desenvolvimento sustentável.

As avaliações veiculares são realizadas com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010. Trata-se de mais uma iniciativa visando a proteção da saúde do trabalhador e de toda a sociedade, pois a avaliação veicular ambiental promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

”Trabalhamos baseado no resultado de estudos que comprovam que os motoristas são muitos expostos aos poluentes. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta”, alerta Edgar. Inclusive existe tipo de poluente emitido por veículos a diesel que pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.

A COOBMA busca, com essa ação, ofertar novos benefícios a saúde e ao bem-estar dos trabalhadores do setor de transporte e a melhoria da qualidade do ar com reflexos positivos para a população em geral.