Vanádio/Maracás promove visita institucional com vereadores para apresentar ações socioambientais

Vereadores visitam instalações da Largo Resources. Foto: Vanádio

A Largo Resources | Vanádio de Maracás recebeu os titulares da Câmara Municipal de Maracás ontem, dia (19), para uma visita institucional à sede da companhia. Durante o encontro, os vereadores foram recebidos por lideranças da empresa, que realizaram um ‘tour’ por áreas operacionais do site e apresentaram o processo produtivo do vanádio.

Ao longo da visita, as ações de responsabilidade socioambiental da Vanádio de Maracás foram os principais temas abordados. Os pontos mais discutidos foram as iniciativas para minimizar os impactos na fauna e na flora da região e os desdobramentos da Liga Social, programa que beneficia comunidades de Maracás e localidades vizinhas.

Para o diretor de operações, Álvaro Resende, ”foi importante fortalecer a relação de transparência entre a empresa e os representantes da sociedade. É papel da Câmara Municipal zelar pelo bem-estar dos moradores da cidade e é nosso dever mostrar que cumprimos nossa parte realizando uma operação segura e alinhada com todos os requisitos legais”. Durante a visita, ele apresentou, entre outros processos, o sistema de drenagem da mineradora, que impede o envio de efluentes para o meio ambiente.

Os vereadores também tiveram acesso a números das contrapartidas sociais praticadas pela companhia, como a contratação de mão-de-obra e fornecedores locais e os projetos nas áreas de cultura, esporte e lazer, meio ambiente, educação e geração de renda. “Além de promovermos um incremento significativo da arrecadação fiscal, que deve retornar para o município em benefícios sociais, ampliamos nossa atuação para estimular o empreendedorismo e deixar um legado sustentável”, destaca Ronaldo Souza, Gerente de RH, Administração e Comunidades.

CONSTRUIR JUNTOS – Para o presidente da Câmara Municipal de Maracás, conhecido na comunidade como Zitinho do Maracujá, o encontro teve um saldo positivo. ”É importante a gente ter esse contato para esclarecer. Porque se a gente não informa o povo, a gente fica refém do sensacionalismo”, observou. O vereador Ronaldo Santos, que havia revelado sua preocupação com o impacto ambiental, também saiu do encontro satisfeito. ”A gente tem que vir mesmo para tirar dúvida. As dúvidas foram esclarecidas. A gente deve fazer mais vezes. Ficou tudo claro”, enfatizou.

Rene Almeida destacou que ”é importante a gente se aproximar para ter novas discussões e construir projetos juntos. Somos formadores de opinião e o diálogo com a empresa é para melhorar nosso trabalho. A gente precisa dessas informações para passar para o povo”. Heugenio Meira também reconheceu a importância do diálogo: ”Eu percebo uma diferença na postura da empresa em relação à comunidade. Uma mudança para melhor”.

Com o convite feito aos vereadores, adiado anteriormente por conta do agravamento da pandemia, a Largo Resources | Vanádio de Maracás espera retomar o diálogo construtivo com o poder público e estreitar ainda mais os laços com a cidade que se tornou sede da companhia há sete anos.