Vale do Jiquiriçá ultrapassa a marca de 2 mil casos do coronavírus e prefeitos seguem com medidas

Prefeitos em reunião no Fórum de Jaguaquara. Foto: Marcos Frahm

O Vale do Jiquiriçá ultrapassou a marca de 2 mil casos do novo coronavírus, conforme as últimas atualizações das secretarias municipais de Saúde e de acordo com o que apurou o Blog Marcos Frahm. Já são 2.010 pessoas confirmadas com a doença, desde o início da pandemia, com 1.367 recuperados.

Esse total atinge os 20 municípios que integram o Território de Identidade. O município mais populoso, Jaguaquara, chegou a (1.004) casos, seguido de Maracás (238), Amargosa (196), Laje (105), Mutuípe (81), Milagres (68), Santa Inês (39), Elísio Medrado (37) Lagedo do Tabocal (35), Itiruçu (31), Lafaiete Coutinho (29), Irajuba (25), São Miguel das Matas (24), Ubaíra (21), Brejões (20), Jiquiriçá (19), Nova Itarana (14), Itaquara (13), Cravolândia (8) e Planaltino (03) casos.

Nos respectivos municípios, os gestores mantém as restrições no comércio e na maioria das cidades o acesso de pessoas é monitorado através de barreiras sanitárias. As atividades econômicas das cidades são afetadas pelos efeitos das medidas de combate ao vírus. O horário de funcionamento de órgãos públicos também mudou depois da pandemia.

Em Jaguaquara, por exemplo, a deliberação do prefeito Giuliano Martinelli (PP) no comércio permanece pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, das 11h30 às 17h30, os  de serviços não essenciais.

Em Maracás, que aparece em 2º lugar na lista de cidades com maior número de casos o prefeito Soya Novaes determinou que o comércio não essencial funcione até às 12h.

Os prefeitos dos municípios da região se reúnem semanalmente no Fórum Ilmar Galvão, em Jaguaquara, para discussão sobre flexibilização ou prorrogação das medidas e os encontros são realizados com representantes da Justiça e do Ministério Público, que recomendam medidas de contenção a doença. O número de óbitos por Covid-19 no território é de 29, até esta quinta-feira.