Vale do Jiquiriçá: Secretaria de Saúde investiga casos suspeitos de varíola dos macacos em Mutuípe

A Secretaria de Saúde de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos.  Num comunicado divulgado nas redes sociais, neste domingo (24), a gestão municipal alerta a população e informa que as equipes da Saúde e da Vigilância providenciaram o isolamento domiciliar das duas pessoas que, possivelmente, teriam contraído a doença.

Ainda conforme a Prefeitura, os pacientes são dois adolescentes, de 15 e 17 anos e residem na zona rural do Município. Diz também que já foi feita a coleta laboratorial para encaminhamento à SESAB.

Leia abaixo o comunicado da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Mutuípe, através da Secretaria Municipal de Saúde do município e da Vigilância Epidemiológica, vem por meio deste comunicado informar a população que existem 02 casos suspeitos de ter contraído a Monkeypox (MPXV) mais conhecida como “Varíola dos macacos”.

Trata-se de 02 indivíduos na faixa etária de 15 e 17 anos, ambos do sexo masculino, residentes na zona urbana deste município. Os dois encontram-se em isolamento domiciliar, sem sinais clínicos de gravidade. Os familiares, até o momento, não apresentaram nenhum sintoma relacionado a Monkeypo (MPXV). Foi realizada a coleta laboratorial para confirmação ou descarte de diagnóstico, conforme os protocolos da SESAB.

A Prefeitura Municipal de Mutuípe volta a reafirmar que as medidas sanitárias já foram tomadas, os pacientes e familiares seguem monitorados afim de garantir a segurança da população.