Vale-alimentação estudantil estará disponível nesta segunda (20), diz governo estadual

A Secretaria de Educação (SEC) da Bahia começa a disponibilizar, nesta segunda-feira (20), o vale-alimentação de R$ 55 para 284 mil estudantes da rede estadual em 22 municípios. Contudo, ainda de acordo com o governo, para evitar aglomerações nos supermercados, parte dos alunos receberá o benefício na Cesta do Povo e parte na rede Assaí. A ida aos supermercados está orientada por escola.

A lista, de acordo com a SEC, já está disponível para consulta no Portal da Educação. Há também a orientação para que o estudante vá, preferencialmente, à rede localizada mais próxima da sua escola.

No supermercado, o estudante, o pai, a mãe ou responsável que esteja com o cadastro atualizado do CPF na escola deve se dirigir ao setor de atendimento ao cliente para a retirada do vale. Será necessário apresentar o original do CPF.

O vale é destinado exclusivamente à compra de alimentos. A Secretaria da Educação orienta para que seja dada a preferência a produtos com valor nutricional, a exemplo de feijão, arroz, macarrão, leite, proteína de soja, farinha de mandioca, verduras e frutas. Se a compra ultrapassar os R$ 55, caberá ao cliente assumir o restante do valor.

Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues chama a atenção para que as pessoas programem suas idas e sigam as normas de proteção. ”Sabemos da urgência para o recebimento do vale e a aquisição dos alimentos, mas é preciso seguir alguns procedimentos necessários. Orientamos para que vá ao supermercado apenas uma pessoa por família, no caso o estudante, a mãe, o pai ou o responsável. Que também evitem horários de aglomerações e que usem máscaras de proteção. E reforçamos que todos os estudantes matriculados na rede estadual já têm este direito ao vale-alimentação garantido”.