Uso de radiação pode acelerar recuperação de pacientes com Covid-19, diz estudo de médicos

Um estudo de médicos da Emory University de Atlanta, nos Estados Unidos, mostra que a aplicação de pequena dose de radiação nos pulmões de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19 pode ajudá-los a ter uma recuperação mais rápida. A pesquisa, no entanto, ainda precisa passar por revisão dos pares, procedimento usual na ciência antes da publicação de artigos.

De acordo com o G1, o estudo envolveu 20 pacientes infectados. Destes, 10 receberam a radiação. Os dados foram comparados com os resultados de 10 outros pacientes de idade similar e que receberam os cuidados usuais, sem aplicação da técnica.

Os resultados mostram que, com a radiação, a melhora significativa no quadro de saúde da pessoa infectada ocorreu em um tempo médio de três dias. No outro grupo, o período de recuperação saltou para 12 dias.

Ainda segundo a publicação, a técnica apresentou outros efeitos em potencial, como menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem). Apesar dos resultados, não é possível descartar ainda a possibilidade de ”sorte” no estudo. Os pesquisadores ponderam que ainda é cedo para afirmar que o tratamento é eficaz contra a Covid-19.

”Radioterapia pode reduzir a inflamação dos pulmões de pacientes de Covid-19 e reduzir as citocinas que causam essas inflamações”, afirmou à Reuters o médico Mohammad Khan, um dos autores.

Os resultados dos primeiros cinco pacientes foram aceitos para publicação na revista ”Cancer”. O resultado com todos os 10 foram publicados na terça no repositório medRxiv — ainda não houve a revisão por pares.