UPAs prontas não funcionam Brasil afora; Jaguaquara tem exemplo do desperdício do dinheiro

UPA está fechada no distrito Stela Dubois. Foto: Blog Marcos Frahm

O Brasil tem mais de 2 mil unidades de saúde que estão prontas, mas não funcionam seja por falta de pessoal, de equipamentos ou de dinheiro para mantê-las. Segundo a Rede Globo, até o final de 2018, dados mostraram que haviam 218 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 1.967 Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem funcionar. Nos últimos meses, esse número cresceu. Mais de um bilhão de reais já foram pagos para a construção dessas unidades que estão paradas.

A UPA do distrito Stela Câmara Dubois – Entroncamento de Jaguaquara – é um exemplo claro de desperdício do dinheiro público. Concluída em 2015, ainda no período da primeira gestão do prefeito Giuliano Martinelli (PP), o local apresenta sinais de abandono e para tristeza da população não existe nenhuma perspectiva de atendimento. ”O desprezo do poder público com o Entroncamento de Jaguaquara é histórico e parece não ter fim”, lamenta uma moradora ao reclamar da situação ao Blog Marcos Frahm. As críticas não são gratuitas. Os problemas se acumulam em todos os setores, e a população local jamais imaginaria que a UPA seria apenas mais um objeto para conquistar votos dos eleitores. O descaso é tão grande que a população já não esconde seu descontentamento e as críticas são cada vez mais frequentes. ”Como acreditar nas promessas de dias melhores se continuamos sendo tratados com tamanho descaso?” questiona.

A moradora não esconde toda sua decepção com a falta de representatividade do Município que não consegue viabilizar o funcionamento de uma unidade de saúde construída com dinheiro público e anunciada de maneira espalhafatosa, mas que não tem serventia para os doentes que são obrigados a buscar atendimento em outra freguesia. ”Se não tem dinheiro para colocar em funcionamento por que constrói então?”, perguntou. Os moradores do distrito, quando necessitam de atendimento médico recorrem ao Hospital Municipal de Jaguaquara (HMJ), que fica há 10 KM da localidade e inclusive está passando por reforma autorizada pelo Governo do Estado. Alguns preferem ir ao Hospital de Itiruçu, município vizinho.