Um mês após pandemia, prefeitura de Jaguaquara fecha entradas da cidade e faz barreiras sanitárias

Prefeitura monitora entrada de pessoas. Foto: Rede social

O combate ao coronavírus em Jaguaquara ganhou novos ares, depois do registro do 4º caso positivo da doença no município mais populoso do Vale do Jiquiriçá. O prefeito Giuliano Martinelli (PP), voltou atrás na idéia de que era inviável realizar barreira sanitária nas vias de acesso ao município sob alegação de que Jaguaquara possui várias entradas, por ser um município margeado por três rodovias: BRs 116, 420 e BA-545 que registram diariamente grande fluxo de caminhões transportando produtos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado Produtor – Ceasa instalado na sede no Centro da cidade.

Essa era a justificativa de Martinelli, até esta semana, quando decidiu limitar a circulação de veículos e pessoas, fechando algumas entradas e realizando barreiras sanitárias em outras. No distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, localidade cortada pela BR-116 e com três pessoas de uma só família infectadas pela Covid-19 a prefeitura bloqueou varias ruas com montanhas de terra. Segundo informações apuradas pelo BMFrahm, as três pessoas do distrito que testeram positivo para o novo coronavírus encontram-se em isolamento domiciliar, não sendo necessária a internação hospitalar dos pacientes. Já a quarta vítima é da sede, um profissional de saúde servidora do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, onde está internada para e reage bem ao tratamento.

O coronavírus transformou a rotina e virou de cabeça para baixo a vida dos cerca de 60 mil habitantes, com o comércio fechado durante um mês, voltando a funcionar na última segunda-feira (19), por meio de um novo decreto, que autorizou o funcionamento pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação.