Ubaíra: Com racionamento de água, moradores saem as ruas em protesto contra Embasa

Moradores em frente ao fórum da cidade. Foto: Leitor do BMFrahm

Moradores do município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, enfrentam racionamento de água e estão passando por maus bocados por causa de problemas relacionados à redução do volume da barragem que abastece o município. Consumidores dizem que o manancial utilizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa já entrou em colapso e clamam por providências. Na última quarta-feira (20), pessoas afetadas pela falta d’água em Ubaíra saíram às ruas centrais da cidade em forma de protesto, concentrando-se em frente ao Fórum, onde um grupo protocolou documento no Ministério Público, após colher assinaturas de mais de mil pessoas em um abaixo-assinado contra a Embasa.

A estatal nega um colapso de abastecimento, informa que, atualmente, o sistema consegue captar 29 m³/h, equivalente a 40% da sua demanda, vazão esta que segundo a Embasa abastece parcialmente a cidade e que a distribuição é complementada por carros-pipa. Conforme um documento da empresa em que o Blog Marcos Frahm teve acesso, ”qualquer intervenção do tipo limpeza na barragem comprometerá a qualidade da água podendo inviabilizar o tratamento, agravando ainda mais a situação”.

Em fevereiro, durante encontro com lideranças políticas, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, falou na construção de uma adutora para levar água da estação de tratamento de Jiquiriçá para o município de Ubaíra. Contudo, a obra ainda não foi licitada pelo Estado e os moradores sofrem com a maior crise hídrica da história. ”É um momento de sofrimento e precisamos do apoio de todos, pois estamos sem saber o que fazer com essa falta de água e pedimos que os nossos representantes políticos nos ajudem a chamar a atenção do governo para esse problema. Tem sido muito complicado o nosso dia-a-dia, porque ficamos sem lavar roupa, louça e até sem água para beber estamos ficando em Ubaíra”, relatou uma moradora ao BMFrahm.