Tribunal Superior Eleitoral manda tirar do ar postagens com fake news sobre Ipec e Instituto Lula

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou, neste domingo (4/9), que sejam retiradas do ar as publicações falsas que apontavam que o Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) ficaria no mesmo endereço do Instituto Lula.

O vídeo com narração do youtuber Gayer, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato a deputado federal em Goiás, repercutiu nas redes sociais durante a última semana. Com 45 segundo, o conteúdo afirma que o Ipec estaria localizado dentro da sede do Instituto Lula e relaciona isso aos resultados das pesquisas que colocam Lula na liderança pelo pleito da presidência.  A legenda cita: ”Agora tá explicado!!! Cadê o Xandão [presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes]? É crime eleitoral isso ou não?”.

Paulo de Tarso Sanseverino entendeu que a publicação divulga informação inverídica sobre o Ipec. ”As publicações que contêm informações inverídicas estão sendo postadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto número de seguidores e gerando um alto número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato”, destaca a liminar.

O Instituto Lula fica localizado na Rua Pouso Alegre, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Já o Ipec fica a 5km dali, na Avenida Paulista. A confusão ocorreu porque o Instituto Lula surgiu a partir do Instituto Cidadania, cuja sigla já foi Ipec. Os advogados da Coligação Brasil da Esperança, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, enxergam o vídeo como uma estratégia de questionar a credibilidade das pesquisa.