Tribunal Eleitoral-BA promove oficina de combate à desinformação na Zona Eleitoral de Ipiaú

Ato reuniu cerca de 200 estudantes. Foto: Divulgação / TRE

Os estudantes do Colégio Municipal  ngelo Jaqueira, localizado no município de Ipiaú, participaram de uma ação de combate à desinformação sobre o processo eleitoral. A oficina de votação simulada foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) Cartório da 24ª Zona Eleitoral. Na ocasião, cerca de 200 estudantes do 7º e 8º ano participaram das atividades.

De acordo com a chefe da 24ªZE, Thaissi Neves Sampaio, a ação teve o objetivo de apresentar aos estudantes informações sobre o sistema eletrônico de votação, esclarecer seu funcionamento e, desse modo, combater a disseminação de notícias falsas e desinformação durante o pleito deste ano.

Para a servidora, a parceria entre o cartório e a instituição de ensino foi fundamental para alcançar o objetivo da ação. ”A palestra sobre o sistema de votação, segurança das urnas e papel dos mesários esteve inserida na programação de um projeto, desenvolvido pela escola este ano, sobre o Sistema Político Brasileiro”.

Após as apresentações, os jovens puderam participar de uma votação simulada, em urnas eletrônicas disponibilizadas pelo cartório. Com a atividade, os estudantes acompanharam, na prática, o processo eleitoral, iniciado pelo voto, apuração, com a verificação dos Boletins de Urna (BUs), e proclamação do resultado.