Tribunal aprova contas da Câmara de Vereadores de Jequié de 2018 e presidente comemora

Emanuel Campos Silva – Tinho. Foto: Blog Marcos Frahm

As contas da Câmara Municipal de Jequié, exercício financeiro de 2018, a cargo do vereador Emanuel Campos Silva – Tinho -, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta terça-feira (18). O Tribunal de Contas dos Municípios fez pequenas ressalvas quanto a apresentação de relatório de controle interno. As contas do ano anterior também foram aprovadas.

Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2017, Tinho vem adotando medidas impactantes com excelentes resultados na redução de despesas, fato que tem aumentado a capacidade de investimentos da Câmara, colocando a gestão do Poder Legislativo de Jequié em outro patamar. Como resultado de sua gestão à frente da presidência da Câmara, já no início deste ano, vem sendo possível mais uma grande e importante aquisição; a instalação de energia solar para atender as necessidades da Câmara, que será a primeira a ser abastecida por energia solar no País. Além de gerar energia limpa a medida representará uma substancial economia de dinheiro público com a diminuição dos valores das contas de luz.

Outros legados importantes da gestão do presidente Tinho dizem respeito a devolução de aproximadamente R$ 110.000,00 à Prefeitura para investimentos em áreas sociais; regularização dos pagamentos dos impostos, sendo feito dentro da competência mensal; pagamento, sem atrasar um dia sequer, aos funcionários e prestadores de serviços da Câmara; redução significativa dos gastos com consultorias, contratos e prestação de serviços, sem comprometer a qualidade dos serviços; suspensão de concessão de diárias e do 13° aos vereadores, mesmo sendo legal; congelamento do salário dos vereadores; corte nos salários de faltas não justificadas e cobrança de multas em caso de infração de trânsito; implantação do controle de bordo, o que resultou na redução significativa de combustível, além de acabar com a cota de combustível; reforma e modernização do Plenário, com a instalação de Painel Eletrônico, transmissão ao vivo das sessões; modernização da frota própria de veículos.

”Essas medidas de contenção de despesas nos permitem pagar em dia o terço de férias, o décimo terceiro e todos os encargos sociais dentro do mês, além de nos possibilitar uma maior capacidade de investimentos. No entanto, o principal legado que pretendemos deixar é a construção de um Poder Legislativo forte, representativo, autônomo e cooperador com o desenvolvimento de Jequié. Não vamos medir esforços até o último dia de nossa gestão no sentido de tornar a Câmara cada vez mais transparente e próxima da população, a fim de atender aos seus verdadeiros anseios, mantendo esta Casa como o principal foro de debates da cidade, respeitando a pluralidade, a diversidade de pensamento dos seus membros e dos jequieenses em geral, que encontram no Legislativo, aberto ao diálogo franco e aberto”, destacou o presidente Tinho.