Tráfego de veículos leves e pesados é liberado na ponte do Rio Buranhém, na BR-101

Água da chuva teria interrompido o trânsito. Foto: Radar 64

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) liberou totalmente, por volta das 10h30 deste sábado (11), o tráfego de veículos sobre a ponte do Rio Buranhém, na BR-101, saída sul da cidade de Eunápolis, na região do Extremo Sul da Bahia.

Inicialmente, os engenheiros do DNIT permitiram apenas a passagem de veículos leves, pois eles avaliavam se a ponte sofreu algum dano estrutural. Após a análise, eles liberaram o trânsito de caminhões, carretas e ônibus.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acesso funciona em ”pare e siga”, sistema que permite melhor organização do trânsito, pois há um volume muito grande de veículos na estrada.

Depois que o nível da água baixou, na madrugada deste sábado, técnicos do Dnit retiraram galhos de árvore, lama e outros entulhos que estavam sobre o vão da ponte, que tem 12 metros de altura.

A ponte foi completamente tomada por água há mais de 24 horas, depois de que um temporal provocou 450 mm de chuva em único dia em municípios do Extremo Sul.