Tio de Michelle Bolsonaro, PM é preso por suspeita de formar milícia que atua em grilagem

Tio de Michelle é preso. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

O sargento reformado da Polícia Militar João Batista Firmo Ferreira, tio de Michelle Bolsonaro, foi preso suspeito de formar uma milícia que atua com grilagens no Distrito Federal. De acordo com o Correio Braziliense, o PM, que é irmão da mãe da esposa de Jair Bolsonaro, Maria das Graças, é alvo da Operação Horus, que investiga crimes de loteamento irregular de terras, extorsão e homicídio.

Ao todo, sete sargentes que atuam, ou já atuaram, no 8ºe no 10º Batalhão da Polícia Militar, unidades responsáveis pelo policiamento ostensivo na região do Sol Nascente, local de ação dos grileiros. Além do tio da primeira-dama, foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e presos os sargentos Jorge Alves dos Santos, Agnaldo Figueiredo de Assis, Francisco Carlos da Silva Cardoso, José Deli Pereira da Gama, Paulo Henrique da Silva e Jair Dias.

A partir de interceptações de ligações dos suspeitos, autorizadas pela Justiça, foram reveladas as conversas que indicavam que os PM’s praticavam a grilagem nas favelas da região. Com a quebra de sigilo bancário, foi identificada a relação direta de João Firmo com a a milícia. O órgão suspeitou de duas transferências feitas pelo sargento para outro integrante da quadrilha, Francisco Cardoso, que totalizam R$ 8 mil. Segundo o Correio Braziliense, João entrou na reserva da Polícia Militar em 2017, e a sua remuneração mensal é de R$ 8.222,68, além dos benefícios. Por meio de nota, a PM informou que colabora com as investigações por meio da Corregedoria, e vai apurar a conduta dos agentes com base no regimento interno da corporação.