Jequié: Tempestade com vento forte e trovões causa alagamentos e arranca árvores em ruas

O sol forte e o calor intenso que predominaram nos últimos dias em Jequié, foram alterados a partir das 11h30 desta terça-feira (12), quando o tempo passou a nublado começando a chover com muita intensidade acompanhada de rajadas de vento, trovões e relâmpagos. Os já tradicionais alagamentos de vias públicas voltaram a ocorrer no centro e bairros da cidade.

Árvores caíram, além de muros de algumas empresas. Foi aproximadamente 60 minutos de chuva, com uma trégua após as 14h. No final da tarde, voltou a chover com menor intensidade. A informação divulgada pela prefeitura foi do registro pluviométrico de 1000mm no primeiro período das precipitações, dados obtidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Irrigação.

Até o início da noite a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) ainda não  havia contabilizado o número de casos de desabrigados ou de desabamentos. Foram disponibilizados dois números de telefones da Ouvidoria municipal – 0800 071 1710 e (73) 3526 8039 – para auxiliar as famílias atingidas pela tempestade. As secretarias municipais foram mobilizadas para se manterem de plantão, com a manutenção da limpeza das ruas e desobstrução de canais de águas pluviais. A água invadiu muitas casas,