TCU autoriza edital de licitação para leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia

Bolsonaro visitou obras da Ferrovia em Setembro. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, nesta quarta-feira (11), a publicação do edital para licitação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia.

Com a decisão, o Governo Federal poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km entre os municípios de Caetité e Ilhéus. O vencedor irá concluir as obras da estrada de ferro, que teve início em 2011 e está sendo construída pela atual administração.

Além disso, a empresa irá providenciar os sistemas de comunicação e sinalização e o material rodante. Originalmente, a Fiol foi planejada para viabilizar a exploração e o escoamento do minério de ferro encontrado em jazidas no interior.

O outro objetivo é transportar a produção de grãos vinda do oeste baiano. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez o anúncio nas redes sociais na tarde de hoje.

”Com muita felicidade comunico que a concessão do 1º trecho da Ferrovia Oeste-Leste está liberada pelo TCU. Após 12 anos, será o Governo Jair Bolsonaro responsável por destravar o mais importante projeto de infraestrutura do estado”, escreveu.