STF intima o ministro Pazuello e governo federal a mostrarem cronograma de vacinação contra Covid

Ministro da Saúde, ao meio, Eduardo Pazuello. Foto: Paulo Lopes

O Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Ricardo Lewandowski, intimou o governo federal e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a apresentarem uma atualização do plano nacional de imunização com o cronograma de vacinação dos grupos de risco da Covid-19, agora que os imunizantes estão autorizados para uso emergencial no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o portal UOL, Lewandowski ordenou que Pazuello e o advogado-geral da União mostrem o “cronograma correspondente às distintas fases da imunização” em uma atualização da proposta. A revisão mensal do “plano nacional de operacionalização da vacina contra a covid-19” já estava prevista, destacou ele, em despacho desta segunda-feira (18).

O governo federal havia enviado ao STF um plano de imunização em 15 de dezembro, mas não apresentou as datas para a vacinação. Com a aprovação das vacinas pela Anvisa, o ministro quer saber quando cada grupo de risco — profissionais de saúde, índios em aldeias e idosos — será vacinado.

O ministro Pazuello também é alvo de uma apuração preliminar por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre sua conduta na crise na saúde do Amazonas.