SSP apura denúncias de agressões e ameaças de morte em invasão de manifestantes na Assembleia

Manifestação foi interrompida após invasão no plenário. Foto: TV Bahia

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) apura denúncias de agressões e ameaças de morte durante a invasão de manifestantes a sessão, que acontecia na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na noite desta sexta-feira (31). Os deputados votavam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159 de 2020, que prevê, entre outros itens, a mudança na previdência dos funcionários públicos do estado.

Segundo informações da SSP, o caso envolvendo um manifestante armado, que teria apontado uma pistola na direção de deputados também está sendo apurado.

A invasão aconteceu por volta das 20h10, quando manifestantes, vestidos com camisas da Polícia Civil, quebraram a porta do plenário e invadiram o local. Pelo menos três pessoas ficaram feridas, um deles era um policial militar, que fazia a segurança do plenário. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos.

Os manifestantes também jogaram ovos em direção aos parlamentares. O presidente da casa, Nelson Leal, foi atingido. Os deputados foram retirados da sessão por volta das 20h40 escoltados. Após a saída, os manifestantes sentaram nas cadeiras deles. Equipes da Corregedoria da PC, da Coordenação de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Choque também estiveram local.

Os servidores do estado são contra a PEC e chegaram a fazer uma manifestação na porta da Alba, na última terça-feira. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubou na quinta-feira (30), a liminar que suspendia a tramitação da PEC. Com informações do G1