Sonho antigo da população: Governo do Estado realiza obras da nova ponte e requalificação viária em Jequié

Ponte sobre o Rio de Contas será reconstruída. Foto: Divulgação

Conhecida como Terra do Sol, a cidade de Jequié conta com uma população superior a 150 mil pessoas e entre os desafios a superar para o desenvolvimento econômico e social está o da modernização da sua infraestrutura viária. Neste sentido, uma iniciativa do Governo do Estado, que representa um investimento de R$ 25 milhões, está em andamento: a construção de uma nova ponte sobre o Rio de Contas e a requalificação da Avenida Tote Lomanto, que mudará a entrada da cidade.

A nova ponte terá uma extensão de 160 metros e ficará ao lado da ponte Teodoro Sampaio já existente, com a função de ligar o bairro Mandacaru ao centro da cidade. Já a Avenida Tote Lomanto será completamente requalificada, garantindo não só a melhoria da mobilidade urbana com maior fluidez no trânsito, como mais qualidade de vida para os pedestres e moradores do entorno.

Quem esteve na cidade nesta terça-feira (28) para acompanhar as obras de fundação da nova ponte, com o início do serviço de perfuração das estacas raiz, foi o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da CONDER, Francisco Fonseca, que destacou, ainda, os benefícios do projeto elaborado para a Avenida Tote Lomanto.

”Além da duplicação de um trecho de 1,6 km da avenida, entre o entroncamento com a BR-116 e o Centro Educacional Ministro Simões Filho, serão realizados os serviços de recuperação dos passeios e do pavimento no trecho seguinte, e ainda a urbanização das praças da Saúde, Jitaúna, dos Esportes e Maringá, que ganharão novos equipamentos de lazer e de estímulo à prática de atividades físicas, mobiliário urbano, iluminação pública e dispositivos de acessibilidade”.