Sinal digital da TVE chega ao Vale do Jiquiriçá, nos municípios de Jaguaquara e Amargosa

O sinal digital da TVE Bahia foi inaugurado nesta sexta-feira (22), em solenidades realizadas virtualmente, nos territórios do Piemonte Norte do Itapicuru, da Chapada Diamantina, de Itaparica, do Vale do Jiquiriçá, do Piemonte da Diamantina e da Costa do Descobrimento. Durante a transmissão, foi apresentada toda a programação da TV pública da Bahia, que possui conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil. A cerimônia teve a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Silva Gonçalves, além autoridades e representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A iniciativa representou um investimento do Governo do Estado de R$ 1,2 milhão, alcançando uma população de 746.085 mil pessoas. No Território Vale Piemonte Norte do Itapicuru, onde a TVE está operando por meio do Canal 10.1, receberam o sinal os municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim. No Território Chapada Diamantina, os moradores de Itaetê podem acompanhar a programação da emissora no Canal 7.1. Já no Território Itaparica, a população de Paulo Afonso tem acesso à programação no Canal 8.1.

No Território Vale do Jiquiriçá, onde receberam o sinal os municípios de Jaguaquara e Amargosa, a emissora está operando a partir do Canal 10.1. No Território Piemonte da Diamantina, os moradores de Jacobina podem acompanhar a programação da emissora no Canal 3.1. Já no Território Costa do Descobrimento, as cidades beneficiadas foram Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que podem sintonizar no Canal 8.1.

Jerônimo Rodrigues destacou a qualidade do sinal e dos conteúdos exibidos. ”Estamos inaugurando o sinal digital desta que é uma TV pública responsável por informações importantes, sérias e estratégicas, composta por uma programação rica e diferenciada. Em época de quarentena, nós devemos ficar em casa e, para isso, temos que ter boas opções e a TVE apresenta uma imagem de qualidade, com uma programação ainda maior e de qualidade, com exibição de conteúdos que estão na TV fechada e todos os beneficiados assistirão sem nenhum custo”, salientou.

Já o diretor-geral do Irdeb ressaltou a importância da expansão do sinal do canal para vários municípios baianos. ”Temos que aproveitar neste momento de pandemia essa tecnologia disponível através desse sinal digital da TVE que acaba de chegar a estes territórios. É importante que a população faça a busca e sintonização do canal nas TVs para ter acesso à programação que mostra a cara da Bahia, com produções nacionais e internacionais através de parcerias estrangeiras, a exemplo da empresa pública alemã Deutsche Welle, a Rádio e Televisão da República Popular da China, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a BBC, que é uma das mais respeitadas redes públicas de TV do mundo”, afirmou.

Os comentários estão fechados.