Sesab aponta risco de mortes por Covid-19 no Extremo Sul após prefeito desfazer acordo

Secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-boas. Foto: Reprodução

O Governo da Bahia pretendia utilizar o Hospital Geral de Itamaraju para implantar 20 leitos de UTI dedicados a pacientes com Covid-19, mas o plano foi frustrado pelo prefeito da cidade, Marcelo Angênica (PSDB). Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-boas, o gestor do município havia firmado um acordo com o governador Rui Costa (PT) na quinta-feira (9), mas acabou voltando atrás ao perceber que a proposta era contestada por parte da população.

Em mensagem de vídeo compartilhada com a imprensa, o secretário conta que, na manhã de sexta (10), os técnicos da Sesab chegaram à cidade para avaliar as adaptações necessárias e chegaram a ser recepcionados por um carro da prefeitura. ”Mas surpreendentemente, nós fomos acolhidos por um grupo de manifestantes contrários a essa instalação e, posteriormente, pela manifestação pública do prefeito, se dizendo contrário a tudo aquilo que havia sido combinado, acordado, garantido entre ele e o governador”, critica o secretário, acrescentando lamentar a situação.

”É importante ressaltar o risco de morte que a população está exposta, caso não consigamos montar uma estrutura de atendimento aí na região”, complementa. Vilas-boas pontua que os pacientes graves de coronavírus tendem a evoluir rapidamente para a necessidade de ventilação mecânica por exemplo.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo do estado, 464 mil baianos vivem nos 13 municípios do Extremo-Sul. Até o último boletim da Sesab, a região contabilizava nove casos de coronavírus, distribuídos em Itamaraju (1), Medeiros Neto (1), Prado (4) e Teixeira de Freitas (3).

O Bahia Notícias buscou contato com a assessoria da Prefeitura de Itamaraju para ouvir a versão do prefeito, mas não obteve êxito até a publicação desta nota. As informações são do site Bahia Notícias