Servidores protestam contra atraso de salários em Jequié, problema que atinge outras prefeituras

Diretoria do Sinserv promoveu manifestarão pública. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Jequié reuniu a categoria na sede do Sindicato e em concentração os associados saíram em caminhada em direção a sede da prefeitura, na segunda-feira (09/12),  reivindicando seus direitos referentes ao atraso de salários, exigindo pagamento dos vencimentos dentro do mês trabalhado. Já  em frente a prefeitura, a diretoria e categoria protestaram, pontuando várias falhas da gestão que prejudicam o servidor municipal.

Em seguida, a diretoria do Sindicato se reuniu com o Secretário Municipal de Fazenda, Verivaldo Santana, que informou que os salários seriam creditados na conta do servidor nesta terça-feira, até o meio dia e que o 13º será creditado até o dia 20, data limite.

O Presidente do Sinserv, Venicio Luce, na disse que a categoria precisa se mobilizar e continuar a luta. ”Não podemos pagar uma conta que não é nossa, por isso, vamos retomar a CPN – Comissão Permanente de Negociação queremos saber o que está acontecendo, pois são muitas denúncias e reclamações nos postos de trabalho. Iremos fazer um estudo para entendermos o que acontece no município de Jequié”,  finalizou.

Atraso em outras prefeituras da região

Com a aproximação do fim de ano, na região, a maioria das prefeituras alega dificuldades financeiras e os gestores tentam driblar os problemas para fechar as contas. Muitos prefeitos falam em sérias dificuldades para arcar com o pagamento do 13º salário do funcionalismo.

No Vale do Jiquiriçá, por exemplo, algumas prefeituras contratam servidores excedendo o número permitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, gerand atraso de pagamento de salários de funcionários, de fornecedores e atrasam até o transporte escolar.

Para piorar a situação, muitos alegam falta de dinheiro em caixa até mesmo para quitar a folha salarial dos meses de novembro e dezembro dos servidores efetivos.