Servidores da Prefeitura de Jequié se manifestam e cobram da gestão atual salário de dezembro de 2020

Servidores se manifestaram na Praça da Bíblia. Foto: Sérgio Monteiro

A primeira manifestação pública do ano de 2021 foi realizada em Jequié, na manhã desta quinta-feira (21). Servidores associados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região foram convocados pela entidade para uma assembleia geral extraordinária, ocorrida na Praça da Bíblica, com o objetivo, segundo os dirigentes do SINSERV,  de discutir o atraso do salário de dezembro/2020 e as deliberações sobre a possibilidade de paralisação das atividades.

Os trabalhadores se dizem prejudicados sem o recebimento do salário do último mês da gestão anterior, representada à época pelo então gestor Sérgio da Gameleira (PSB) e cobram posicionamento da atual gestão, representada pelo novo prefeito, Zé Cocá (PP).

Prefeitura emite nota

A prefeitura de Jequié emitiu uma nota na quarta-feira (20j), em que se manifesta sobre o salário dos servidores e anuncia ”para o mais breve possível” a quitação da dividida com aqueles que foram excluídos da folha pela gestão Gameleira.

Na Nota, as Secretarias de Administração e da Fazenda informam que os valores bloqueados pela Justiça referentes aos processos de terceirizados ligados à empresa Ativacop ainda não foram desbloqueados em sua totalidade, e o valor desbloqueado ainda não se encontra disponível nas contas da prefeitura.

Coloca que parte destes valores pertence a contas vinculadas e isso impossibilita a sua utilização para pagamento da folha de salários e, ainda que fosse possível, o montante bloqueado é inferior a totalidade da folha de pagamento referente ao mês de dezembro, irresponsavelmente deixada em aberto e sem saldo para quitação pela gestão anterior.

E finaliza: ”Mesmo diante da situação de caos financeiro encontrada, a administração municipal, mais uma vez, reafirma seu compromisso com os servidores e vem trabalhando, por meio das equipes técnicas das Secretarias da Fazenda e Administração, para o mais breve possível efetuar o pagamento desses salários”.