Semana Nacional do Trânsito em Jequié será marcada com aplicação de ”multa moral”, nos dias 22, 23 e 24

SUMTRAN vai desenvolver atividades na semana do trânsito

A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), vai promover, nos próximos dias 22, 23 e 24, uma série de atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que acontece, todos os anos, sempre no mês de setembro.

O objetivo é orientar e alertar os condutores e pedestres quanto aos cuidados que todos devem adotar no sentido de construir um trânsito melhor. De acordo com a superintendente, Karla Geambasteane, a SUMTRAN irá disponibilizar uma campanha de cards ilustrativos para as redes sociais, indicando quais são as infrações mais cometidas na cidade. O órgão irá realizar palestras, blitz educativa e, ainda, a aplicação da ”multa moral” aos motoristas que praticarem irregularidades em relação a estacionamento irregular, a não utilização do cinto de segurança, entre outras infrações.

”Além da pandemia da Covid-19 temos uma outra pandemia no trânsito, que também tira vidas, e a única vacina é a conscientização e a mudança de atitude por parte de condutores e pedestres”, enfatizou, acrescendo que serão três dias de ações, que visam a educação para a trânsito e outras que irão funcionar como um alerta.

”Este ano instituiremos a multa moral, que funcionará como uma ação educativa, onde estarão anotados a infração cometida, bem como o tipo, número de pontos que o condutor perderia na Carteira Nacional de Habilitação e o valor a ser pago, em multa. Tudo em caráter educativo, sem cobrança do ônus”, destacou.

O objetivo, segundo Karla, é informar a população quanto à necessidade de respeitar a legislação de trânsito, tratando-se de um exercício, uma espécie de simulação, de forma a alertar as pessoas sobre a sua responsabilidade no trânsito.

Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu que o mote da campanha é ”Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito” e a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade nas ações para se construir um trânsito mais seguro, lembrando ao usuário do trânsito de que ele é o maior responsável para que isso aconteça.

Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu que o mote da campanha é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.