Seleção para cargo de delegado é suspensa em concurso da Polícia Civil por falha de logística

Foi suspensa, na manhã deste domingo (24), a seleção para o cargo de delegado da Polícia Civil da Bahia em  decorrência de uma falha de logística que gerou uma entrega de provas trocadas aos candidatos. A informação é do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela aplicação do certame que busca preencher mil vagas para delegados, investigadores e escrivães da corporação.

Segundo a empresa, a nova data será anunciada ainda esta semana. A situação ocorreu em salas na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu e de acordo com o IBFC, o impasse ocorreu porque um circuito de corrida de rua na capital baiana, realizado também na manhã deste domingo, poderia comprometer o bom andamento das provas.

Com isso, o IBFC resolveu mudar os locais de provas na última quarta (20), porém, por causa da logística para distribuição de todos os materiais e provas, não seria mais possível refazer os cadernos de provas para os novos locais.

Ainda segundo o instituto, a distribuição de candidatos se manterá dentro das mesmas salas, alterando, no entanto, o ordenamento e numeração desses locais, para que não fosse necessária a intervenção nos materiais já devidamente lacrados. No momento da aplicação da prova, porém, a equipe de aplicação realizou a distribuição dos pacotes de prova de maneira invertida, entregando os pacotes em salas diferentes.

Foi observado, após abertura de envelopes na sala, que as folhas de respostas anexadas aos cadernos de provas não pertenciam aos candidatos daquela sala, mas de outro local.

De acordo com o IBFC,  a troca de pacotes não causou prejuízo à segurança do processo ou ao sigilo das provas. Entretanto, por causa da recusa dos candidatos, tendo já passado uma hora do início da aplicação em todo o estado, a empresa notificou a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e pediu que o processo fosse adiado.