Sede da antiga fazenda ”toca da onça”, Colégio Luzia Silva comemora 69 anos de história

Colégio Luzia Silva comemora 69 anos em Jaguaquara. Foto: Divulgação

Sede da antiga fazenda ”toca da onça” o Colégio Luzia Silva é sediado no monumento histórico jaguaquarense que, por meio do Sr. Guilherme Martins Eirado e Silva, um dos primeiros moradores de Jaguaquara, doou sua residência para que fosse fundado um colégio católico, sua aspiração naquela época. Anseio que deu certo e rende bons frutos até hoje!

O Colégio Luzia Silva passou e passa por muitas dificuldades que, graças ao apoio diário dos pais e da comunidade jaguaquarense e, dedicação sem igual dos diretores, coordenadores, professores e funcionários são superadas a cada aniversário.

Atualmente, o colégio está associado à Companhia de Santa Úrsula – ACONSU – dirigida pelas irmãs Ursulinas que desenvolvem um trabalho educativo com princípios na ética, na boa conduta, obedecendo o regimento escolar, por meio de uma relação afetiva que preserve o amor, a alegria, a esperança e a paz, que é primordial dentro de uma instituição de ensino.

Nesse ano de 2019 o Colégio Luzia Silva oportunizará um dia com atividades como missa festiva, exposições e apresentações para toda comunidade de Jaguaquara, a fim de comemorar os 69 anos de muita luta, ensino e aprendizagem mútua, desde o quadro docente aos discentes. A relação professor-aluno mediada é um dos pilares da educação dentro da instituição, por isso há sempre uma grande procura por vagas nos períodos de matrículas. Além dessa boa relação, os índices educativos tais como IDEB e Saeb dos Anos Finais do Ensino Fundamental – Prova Brasil – colocam o colégio com bons resultados nas avaliações externas destacando-se com maior proficiência do Vale do Jiquiriçá, nas disciplinas de peso Português e Matemática. A média considerada adequada para estudantes dessa etapa é de 350 pontos e o Colégio Luzia Silva apresentou 272,71 pontos. Ainda há um caminho vasto a ser percorrido, mas Jaguaquara possui um excelente Colégio público que merece honras por sua trajetória até o presente dia.

Parabéns ao colégio Luzia Silva, seus 69 anos não foram em vão, sua história faz a diferença para toda comunidade jaguaquarense com toda certeza.

*Por Juliana Machado