Secretário de Saúde diz que novos respiradores comprados na China devem vir pela Argentina

secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Foto: Carol Garcia

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse nesta sexta-feira (3) que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China devem chegar à Bahia pela Argentina, de acordo com o G1. A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que fabrica o equipamento.

“Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos”, afirmou o secretário.

Os respiradores têm sido altamente disputados por países de todo o mundo em função da pandemia do novo coronavírus – uma das complicações características da Covid-19 é a insuficiência respiratória. A Itália foi um dos países mais afetados por escassez do equipamento.

Segundo Fábio Vilas-Boas, a Ásia concentra a venda de respiradores e o material precisa ser enviado via Oriente Médio ou Argentina para não ser impedido de chegar ao Brasil.

“Lamentavelmente, hoje para você conseguir trazer equipamentos da Ásia, que é o único lugar que vende, a Europa não está vendendo mais nada, Estados Unidos não vendem nada, você tem que buscar a rota via Oriente Médio ou rotas transpolares pelo sul, via Argentina, para não ter que passar pelos Estados Unidos”, disse o secretário.

De acordo com o chefe da Saúde no estado, um lote de 600 novos respiradores deve chegar à Bahia em 20 de abril. ”Estamos em uma selva. Tenho a esperança forte de não ser sabotado nesse processo de respiradores. O governo procurou se blindar para que a próxima carga venha parar nas mãos da Bahia”, declarou.