Secretário de Saúde desiste de pré-candidatura em Salvador, mas avisa: ”Um sonho não morre”

Léo Prates desiste de pré-candidatura. Foto: Vagner Souza

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), divulgou uma carta aberta em que anuncia que desistiu oficialmente de ser pré-candidato à Prefeitura, segundo informou o site BNes. ”Não vou sair da secretaria. Decidi agora”, declarou Prates.

Intitulada ”Um sonho não morre”, a carta descreve toda a sua trajetória política, elenca uma série de justificativas para a saída da corrida eleitoral e deixa implícito que ele apenas adiou o projeto político de comandar o Palácio Thomé de Souza. Prates reafirma que a pandemia do novo coronavírus inviabilizou a campanha.

”Quis o destino que eu estivesse na cadeira de secretário de saúde quando testemunhamos Salvador encarar um dos seus maiores desafios, a guerra contra o Novo Coronavírus. Frente a este momento entendi que os planos tinham mudado, o meu objetivo de cuidar das vidas do povo de Salvador ainda não viria pela disputa eleitoral, mas pela dedicação ao cargo que já ocupava na saúde do município”, declarou.

O secretário, que não se desincompatibilizou da pasta após um pedido do prefeito ACM Neto, vinha até então alimentando a ideia de que poderia ser beneficiado com os novos prazos eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PDT, inclusive, fez uma consulta oficial para saber se pré-candidatos envolvidos no combate à pandemia também poderiam ser beneficiados com um prazo mais elástico. A resposta ainda não saiu.

Vale lembrar que Prates também era cotado para a vice do pré-candidato do DEM, Bruno Reis. Como alternativa, o PDT filiou a também ex-secretária Ana Paula Matos como opção para o posto. O grupo carlista também negocia a vice com o Republicanos, que tem a recém-filiada Ivete Sacramento – outra ex-secretária de Neto – em seus quadros, além de Geraldo Júnior (MDB).

”As decisões definitivas serão tomadas em momento oportuno em conjunto com o partido, mas a nossa principal luta segue firme, um PDT mais forte em toda a Bahia, em prol de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional”, finaliza a carta de Prates.